
Em 30 de julho de
1893, na cidade de Salvador -Ba, foi inaugurado o Hospital Santa Izabel. Os
transportes dos doentes do antigo Hospital para o novo, foi realizado em bondes
especiais (de tração animal), emprestado pela empresa que fazia o transporte de
passageiros na cidade. A distância era próxima a 5 km.
Em 1904, existiam
no mundo aproximadamente 55.000 veículos.
Em 1908 foi adotada
a primeira legislação referente ao licenciamento de condutores de veículo em
Rhod Island
O primeiro acidente
de trânsito no Brasil foi obra do poeta Olavo Bilac, em 1897, no Rio de
Janeiro, ele chocou-se em uma árvore.
O grego Homero
(VIII a.c.) e Leonardo da Vinci (1452-1519), chegaram a descrever o carro, mas
somente em 1769 o francês Nicolas-Joseph Carnot fez o triciclo com o motor a
vapor do escocês James Watt.
O Império Romano em
meados do primeiro século antes de Cristo, já lidava com o congestionamento do
tráfego em Roma, no qual, uma das primeiras medidas de Júlio César, foi banir o
tráfego de “rodas”, durante o dia, no centro de Roma. Mais tarde, foi limitado
o nº de carruagens que poderiam entrar na cidade.
Antigamente, nas
cidades de Pompéia e Roma, os pedestres já eram objetos de preocupação e
cuidado. As ruas da Roma antiga eram feitas de pedras assentadas uma ao lado da
outra. A travessia de pedestres era feita por blocos de pedra quadrados
colocados sobre a rua, um sim, um não para que as rodas das carroças e bigas
passassem entre os vãos. A “faixa de pedestres”romana tinha como objetivos: a
segurança, a facilidade de travessia e também a redução forçada da velocidade
das carroças. Tudo isso para adaptar o ambiente ao pedestre e não ao carro.
No livro de Jô
Soares,”O Homem que matou Getúlio Vargas”, em determinado trecho, fala sobre a
utilização de táxis para o transporte de soldados franceses para o front da
batalha durante a 1ª guerra mundial. Na verdade, foram encomendados pelo
governo Francês, 1.200 veículos a fábrica Renault ,que entregou o pedido com o
modelo Renault AG 8 cv de 2 cilindros, que transportaram 5.000 soldados. Os
táxis ficaram conhecidos como os “Taxi de Marne”.
A primeira estrada
macadamizada do continente surgiu em a 23 de julho de 1861 com a rodovia União
Indústria (ligava os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais), com 144 km de
extensão, sendo 96 km no estado do Rio de Janeiro e 48 km em Minas Gerais
Uma pessoa
atropelada a uma velocidade de 60Km/h equivale a uma queda do 11º andar de um
prédio, a 80Km/h do 20º andar e se for a 120Km/h como se fosse do 45º andar.
O primeiro Código
de Trânsito do Brasil, foi o Decreto -Lei nº 3.671 de 25 de setembro de 1941,
mas de maneira esparsa, algumas Leis já tratavam do trânsito desde 1910, como
Decreto nº 8.324 de 27 de outubro daquele ano, que cuidava do serviço
subvencionado de transporte por automóveis.
O norte-americano
Irv Gordon completou dois milhões de milhas em um automóvel Volvo, durante as
comemorações dos 75 anos da marca sueca. O livro dos recordes registrou a
proeza. O morador de Long Island e professor aposentado de ciências alcançou um
feito que nenhum outro indivíduo realizou nos mais de 100 anos do automóvel:
dirigir dois milhões de milhas (cerca de 3,240 milhões de quilômetros) com o
mesmo veículo.
Para marcar a
ocasião, Gordon dirigiu seu Volvo P1800 1966 vermelho brilhante através do coração
da cidade de Nova York, na Broadway, descendo a Rua 44 em Times Square, onde
era o convidado de honra de um evento da Volvo Car América do Norte.
Gordon comprou seu
P1800 em 30 de junho de 1966, numa revenda da vizinhança, por US$ 4.150. As
longas viagens de trabalho de Gordon (125 milhas diárias ou 200 km) e sua
paixão para dirigir fizeram-no registrar suas primeiras 250 mil milhas (400.500
km) em menos de 10 anos. Em outubro de 1987, Gordon comemorou sua milhonésima
milha dirigindo até o Central Park de Nova York. Alguns meses depois, se
aposentou e dirigir tornou-se seu passatempo
O carro dois dias
após a compra, retornou para a primeira revisão, pois no final de semana, Irv
rodou 2.000 Km e “apenas” com 960.000 Km o motor foi retificado.
Aconteceu na cidade
finlandesa de Raahe. Um senhor de 71 anos, que passeava de bicicleta, morreu
atropelado numa estrada por um caminhão na quarta-feira 6. Duas horas depois,
ocorreu outro atropelamento, na mesma estrada e apenas a um quilômetro e meio
do local do primeiro acidente. A segunda vítima também estava andando de
bicicleta, também foi atropelada por um caminhão e também morreu. Detalhe: os
dois atropelados eram irmãos gêmeos.
O seguro de um
veículo como o Jeep Grand Cherokee ou om Toyota Hilux, equivale em alguns
Estados, como Rio e São Paulo, ao valor de um Ford Ka, impressionante.
Em 3 de novembro de
1982, um caminhão-tanque com combustível, explodiu dentro de um túnel, no
Afeganistão, matando cerca de 1100 pessoas.
A Letônia é o País
com a maior taxa de mortalidade em acidentes rodoviários com 34,7 mortes para
cada 100 mil habitantes.
A rodovia que
apresenta o tráfego mais intenso, com 331 mil veículos por dia, é a Interstate
405 (San Diego Freeway) na Califórnia. Pelo trecho de 1,5 Km, circulam 25.500 veículos
no horário de pico.
Aconteceu em 1903 a
primeira viagem de automóvel entre as cidades de São Francisco e Nova York.
Levou exatos 52 dias.
O limite de grama
de álcool/ litro de sangue tolerado para motoristas em alguns países
0,8 – Áustria, Espanha, Inglaterra, Alemanha, Irlanda e Itália
0,6 – BRASIL
0,5 – Bélgica, Finlândia, França, Grécia, Holanda e Portugal
0,2 – Suécia
0 – Japão
Autoescola Paraguassu com imagens da internet
Autoescola Paraguassu com imagens da internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário